Debatedores Mostra Nordeste | Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – 2016
30 de agosto de 2016

Debatedores Mostra Nordeste

Foto: Arquivo pessoal do debatedor

Foto: Arquivo pessoal do debatedor

ARÃO PARANAGUÁ (PI)
Participou do movimento político-cultural promovido pelos grupos de teatro amador, na década de 70, quando fez graduação em desenho e plástica na UnB (1998) e passou a atuar como professor de artes cênicas na rede pública do DF naquele mesmo ano. Concluiu o mestrado em educação na UnB (1983) e o doutorado em artes cênicas na USP (2000). Construiu uma carreira focada na pedagogia do teatro, educação estética e formação de professores, passando a integrar o quadro docente da UFMA em 1992, onde colaborou com a criação da graduação em teatro e dois mestrados; orientou projetos de pesquisa, monografias e dissertações; publicou três livros e vários capítulos em coletâneas, além de artigos em revistas especializadas e comunicações em anais de congressos. Foi presidente da FAEB e Coordenador de GT da ABRACE. Recebeu da Câmara Municipal de São Luís o título “Cidadão Ludovicense” e da UFMA a láurea “Palmas Universitárias”. Sua lida (não só) acadêmica favoreceu o acompanhamento e o diálogo crítico com a produção da cena contemporânea, além da oportunidade de participar em projetos de repercussão nacional.


Foto: Arquivo pessoal do debatedor

Foto: Arquivo pessoal do debatedor

HÉCTOR BRIONES (CHI/CE)
Professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará/ Curso de Teatro-Licenciatura; Mestrado em Artes; ProfArtes. Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC – Universidade Federal da Bahia (2007 – 2011). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA (2006/07). Ator e Licenciado em Atuação formado pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1994 – 1998). Sua investigação acadêmico-artística indaga processos da arte do ator e da encenação, partindo da espacialidade cênica, pensando a cena enquanto corpo e imagem. Pesquisa também cena contemporânea, com foco na história do teatro e nas teorias da cena: Teatro Ocidental do século XX e Teatro Latino-americano contemporâneo. Coordena o Grupo de Pesquisa LPCA (Laboratório de poéticas cênicas e audiovisuais), com o projeto: “Do corpo da cena: cena, alegoria e escritura no teatro contemporâneo”, dentro do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Coordenou o projeto Trânsitos na Cena Latino-Americana (2008 – 2012), reunindo pesquisadores latino-americanos para a realização de seminários, publicações e traduções sobre as poéticas cênicas atuais do nosso continente, publicando a Coleção de Dramaturgia Latino-Americana, em parceria com a EDUFBA, com textos teatrais hispanoamericanos em edição bilíngüe (Português – Espanhol).


Marcelo-Bones MARCELO BONES (MG)
Programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros. Idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais (festivais.org.br), organização para a difusão de informações, reflexões e pesquisas sobre festivais de teatro no Brasil. Diretor Executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro, consorcio de quatro grupos teatrais que se reuniram para ações de internacionalização (Luna Lunera, Teatro Invertido, Teatro Andante e Espanca!). Foi Diretor de Artes Cênicas da FUNARTE de 2009 a 2011. Licenciado em Ciências Sociais, é professor, diretor e fundador do Grupo Teatro Andante. Foi consultor na área do teatro da Política Nacional das Artes do Ministério da Cultura.

Comentários