Formação FNT | Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – 2017

Formação FNT

Atividades Formativas, encontros e debates realizados em parceria com a Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité (ELT Maciço)

¬ Ciclo de Debates do FNT
Dias: de 03 a 09/09
Local: AGUA
Hora: 10h às 12h

Rico momento de partilha, o Ciclo de Debates do FNT é espaço de reflexões que transitam nos campos da estética, da arte, da cultura, da territorialidade e das redes criativas e colaborativas da produção cultural. Os debates se dão a partir dos espetáculos apresentados na Mostra Nordeste, com a participação dos grupos e de debatedores(as) convidado(a)s.


¬ Encontro da Comissão de Coordenação Estadual do SET-CE
Realizado pelo Sistema Estadual de Teatros do Ceará/ Theatro José de Alencar/ Secult-Ce
Dias: 03 e 04/09
Local: Hall do Teatro Municipal


¬ Diálogos Para as Artes Cênicas
Dias: 03, 05, 06 e 08/09
Local: AGUA
Hora: 15h às 17h

Ação integrada na perspectiva de promover diversas trocas entre os participantes do FNT, sendo mais um espaço de convergência do pensamento cultural em constante transformação. Funciona com diálogos, unindo criação, pesquisa e recriação à formação cultural por meio de rodas de conversas com os diversos atores, produtores e apreciadores que transitam no Festival. Uma programação realizada durante o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga aberto ao público convidado e interessados, promovendo o intercâmbio entre grupos, pensadores, pesquisadores, companhias, profissionais e técnicos do segmento artes cênicas.

Mediação: Dane de Jade – Gerente do Escritório Regional da Secult- Cariri

PROGRAMAÇÃO:
03/09 – O Produtor e seu ofício
Paulo Vitor
Diretor Quitanda das Artes
Francis Wilker –  Colaborador do Cena Contemporânea/Festival Internacional de Teatro de Brasília
William MendonçaDiretor do Festival Ecléticos / Secretário da Cultura de Aquiraz

05/09 – Mercado de bens simbólicos, Políticas culturais e os grupos cênicos: Um panorama brasileiro
Grupo Magiluth
– Pernambuco
Valencia Losada – Coordenadora Artística da  Quintal Produções
Magela Lima – Jornalista, pesquisador e doutor em Teatro pela Ufba

06/09 –  Tradição Popular – Raízes da Cena
Mestres
e mestras da Cultura do Maciço de Baturité

08/09 –  Trajetória de uma carreira artística
João Miguel
– Ator (BA)
Nanêgo Lira – Ator e Produtor (PB)


¬ Lançamento
Livro: TROFÉU CARLOS C MARA 30 ANOS: Celebração e Aplausos
Autor: Antônio Marcelo

O Livro relata os fatos marcantes que pontuaram a solenidade do Troféu Carlos Câmara e do Prêmio Destaques do Ano.

Dia: 04/09
Hora: 11h30
Local: sala de Debates do FNT – AGUA


¬ Residência com o Grupo OCO Teatro Laboratório (BA)
O Treinamento do Ator como ferramenta propulsora da criação

Dias: 07, 08 e 09/09
Local: AGUA
Hora: 14h às 17h
Vagas: 20

A residência: Em virtude das confluências de diversas metodologias nos processos criativos, a ausência de usos de sistemas para gerar novos discursos e os novos conceitos norteadores do significado da arte em espaços limítrofes com a vida, nos vemos na necessidade de retomar e levantar alguns sistemas que permitiram no passado gerar produtos artísticos de elevada qualidade e sistemas que no presente permeiam novos produtos artísticos de importante ressonância. Escolhemos dentro dos elementos metodológicos propulsores do processo criativo, o treinamento do ator/atriz, através do qual são gerados outros processos internos criativos que visam estruturar um discurso cênico em consonância com as demandas do próprio processo. Analisar, debater, mostrar processos criativos, desvendar seus percursos, estudar suas fontes, ajudará a compreender a grande importância que tem o fato de ser uma atriz ou um ator com um potencial de ferramentas desenvolvidas que dialogam em perfeita sintonia com os aspectos éticos e estéticos que conformam uma obra de arte.

A residência constará de 3 dias de trabalho intensivo com 3 a 4 horas diárias, direcionado a atores, dançarinos e performers. Serão trabalhados treinamentos corporais que vêm das experiências em encontros anuais no grupo internacional Ponte dos Ventos, que nos reúne a cada ano junto a 20 atores/diretores – pesquisadores das artes cênicas, dirigido pela atriz do Odin Teatret (Dinamarca) Iben Nagel Rasmussen e os treinamentos desenvolvidos no próprio coletivo Oco Teatro Laboratório através de pesquisas continuadas em processos de preparação do ator e processos criativos.


¬ Projeto Vivências e Intercâmbios na Escola de Música de Guaramiranga

PROGRAMAÇÃO:
09/09 – Fala Ilustrada: Música pra que te quero
Mediação: Orlângelo Leal
Hora: 15h
Local: AGUA

Papo musical com os Transacionais
Hora: 16h
Local: AGUA


¬ Visitas orientadas e Vivências no Ateliê de Luteria da AGUA
De 04 a 08
Local: Luteria da AGUA
Horários com agendamento prévio no local


¬ Encontro Cultura e Pensamento
Dia 08/09
Hora: 17h
Local: Praça da AGUA

Tema:“Cultura e educação: Lugares comuns e possibilidades de encontro”.
Realizado pela Coordenadoria de Conhecimento e Formação / Secult-Ce

Em comemoração aos cinquenta anos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Coordenadoria de Conhecimento e Formação realiza um ciclo de encontros em torno dos temas Cultura, Arte e Pensamento, com o objetivo principal de discutir modos de fazer, conhecer e pensar arte e cultura em seus diversos aspectos, no que tange às tecnologias emergentes, às políticas públicas, às culturas juvenis, às intervenções urbanas, ao patrimônio, à educação e aos processos criativos. Inspirado em programa criado em 2005 pelo Ministério da Cultura, o ciclo de Encontros Cultura e Pensamento se propõe a circular por espaços do interior do Estado e da cidade de Fortaleza ao longo de dez meses, tendo início em novembro de 2016 e seguindo até agosto de 2017. O tema de cada edição dos Encontros dialoga com a programação da Secult/CE e com a localidade onde o evento será realizado.

A programação é aberta ao público e conta sempre com a presença de pessoas convidadas com os seguintes perfis: produção/criação/realização artística, gestão cultural e pesquisa. A ideia é possibilitar o surgimento de redes de conversações entre as pessoas convidadas e o público presente, preferencialmente em espaços públicos informais, como calçadões, praças, parques, anfiteatros, buscando aproximação com o lugar por excelência das políticas públicas de cultura, as cidades.


INSCRIÇÕES PRESENCIAIS
A partir das 14h do dia 02/09 (sábado), na secretaria do FNT Guaramiranga, situada na sede da AGUA – R. Joaquim Alves Nogueira, s/N – Centro (ao lado do Teatro Municipal).

Documentos necessários:
RG e CPF;

Certificação:
Certificado online;

Outras informações:
(85) 3321.1405 | fnt@agua.art.br